quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Divagações sobre a cabeça de vulcão


"Cabeça de Vulcão" foi o apelido que ganhei libidinosamente há um par de anos da minha amiga Nathália Crawl. A adEvogada e Rodriguiana em questão fazia menção à bela choupana intitulada cabelo, a qual faço gosto em tingir desde minha juventude transviada.

Já me perguntaram se essa excentricidade em forma de peruca não me atrapalhou a conseguir trabalho, se não quero mudar de cor - e é claro, qual é a cor natural das minhas madeixas. Atualmente, devo dizer que são grisalhas, mas ninguém acredita. E também é um exagero, afinal, são meia dúzia de fios brancos. Talvez eu seja loura, ou meus cabelos sejam de um castanho claríssimo, mas o fato é que eu quero é ser ruiva - ainda que uma ruiva de farmácia, de um tom bem falso, mais vermelho do que laranja ou acobreado. Eu não me importo. 

A cor do cabelo nunca me atrapalhou no trabalho - isso porque eu trabalho com atendimento ao público - e eu não quero mudar pra loura ou morena. E apesar de ser estranho que apenas gordinhas e senhoras de meia e terceira idade me abordem pra fazer elogios e perguntar qual o tom e o número da tinta que eu uso, isso não me faz questionar o gosto que tenho pela cor. 

Quase assim? Not!

Não importa que eu seja uma ruiva sintética, que as pessoas identifiquem isso a metros de mim, ou que volta e meia sugiram que eu troque de cor. E também não importa que às vezes me chamem de "loirinha", ou que minha tintura não seja exatamente a cor do verão. 

Pode ser um desvio de personalidade que eu queira ser diferente do natural. Pode ser que eu inconscientemente na verdade queira chamar a atenção dos outros. Mas virou parte da minha identidade ter essa aparência. Eu só me sinto EU assim. Sou melhor e me sinto melhor quando acabo de dar aquela retocada nas raízes e saio de cabeça acesa no melhor estilo Fiat Lux. E o melhor elogio que eu posso ganhar é alguém dizer que esse vermelho fica ótimo em mim. 

Sem essa de personalidade forte, geniosa, ou exótica (sic), sou só mais uma cabeça de vulcão espalhando reflexos vermelhos humildemente. 

Nenhum comentário: