quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Divagações sobre a cabeça de vulcão


"Cabeça de Vulcão" foi o apelido que ganhei libidinosamente há um par de anos da minha amiga Nathália Crawl. A adEvogada e Rodriguiana em questão fazia menção à bela choupana intitulada cabelo, a qual faço gosto em tingir desde minha juventude transviada.

Já me perguntaram se essa excentricidade em forma de peruca não me atrapalhou a conseguir trabalho, se não quero mudar de cor - e é claro, qual é a cor natural das minhas madeixas. Atualmente, devo dizer que são grisalhas, mas ninguém acredita. E também é um exagero, afinal, são meia dúzia de fios brancos. Talvez eu seja loura, ou meus cabelos sejam de um castanho claríssimo, mas o fato é que eu quero é ser ruiva - ainda que uma ruiva de farmácia, de um tom bem falso, mais vermelho do que laranja ou acobreado. Eu não me importo. 

A cor do cabelo nunca me atrapalhou no trabalho - isso porque eu trabalho com atendimento ao público - e eu não quero mudar pra loura ou morena. E apesar de ser estranho que apenas gordinhas e senhoras de meia e terceira idade me abordem pra fazer elogios e perguntar qual o tom e o número da tinta que eu uso, isso não me faz questionar o gosto que tenho pela cor. 

Quase assim? Not!

Não importa que eu seja uma ruiva sintética, que as pessoas identifiquem isso a metros de mim, ou que volta e meia sugiram que eu troque de cor. E também não importa que às vezes me chamem de "loirinha", ou que minha tintura não seja exatamente a cor do verão. 

Pode ser um desvio de personalidade que eu queira ser diferente do natural. Pode ser que eu inconscientemente na verdade queira chamar a atenção dos outros. Mas virou parte da minha identidade ter essa aparência. Eu só me sinto EU assim. Sou melhor e me sinto melhor quando acabo de dar aquela retocada nas raízes e saio de cabeça acesa no melhor estilo Fiat Lux. E o melhor elogio que eu posso ganhar é alguém dizer que esse vermelho fica ótimo em mim. 

Sem essa de personalidade forte, geniosa, ou exótica (sic), sou só mais uma cabeça de vulcão espalhando reflexos vermelhos humildemente.